Mancha Alviverde (MV)

O Grêmio Recreativo e Cultural Torcida Mancha Alviverde (ou apenas Mancha Alviverde) ainda conhecido por Mancha Verde é a maior torcida organizada do Palmeiras. Foi fundada no dia 11 de novembro de 1997, por integrantes da ex-torcida e atual entidade carnavalesca Mancha Verde.

Seu símbolo é o personagem dos quadrinhos da Disney, Mancha Negra. Nos jogos do Palmeiras a Mancha Alvi-Verde fica atras do gol, no setor amarelo do Estádio do Palestra Itália, onde agora é a “Jaula” do Estádio Palestra Itália. É, segundo estimativas, uma das maiores torcidas organizadas do Brasil na atualidade.

Surgimento

A Mancha Verde foi fundada no dia 11 de janeiro de 1983, resultado da fusão de três antigas torcidas organizadas (Império Verde, Inferno Verde e Gremio Alviverde). Na época sentia-se a necessidade de se organizar uma nova e sólida representação para a Torcida Palmeirense nas arquibancadas.

Composta na época de sua fundação basicamente por jovens e adolescentes, sugeriu-se uma denominação que se tornaria inclusive o símbolo representativo da Torcida, baseado em um dos vilões das revistas em quadrinhos Disney. Tal personagem passava uma imagem de irreverência e rebeldia, fatores estes preponderantes nesta escolha. Portanto não existe maldade na expressão “MANCHA” no nome da Torcida, sendo que a sua colocação no sentido pejorativo.

História

A “Mancha Verde” ficou conhecida nacionalmente pela festa que faz nas arquibancadas, pelo amor que tem a S.E.P de ir nos jogos onde quer que seja, mesmo que esteja nas piores situações, e pelo seu envolvimento em confusões com torcidas de outros clubes.

Reviravoltas

A Justiça de São Paulo estava atenta às torcidas organizadas, quando em meados da década de 1990 ocorreu o estopim para que elas fossem banidas. O acontecimento foi a briga entre torcedores de Palmeiras e São Paulo na Copa São Paulo de Futebol Júnior no estádio do Pacaembu. Assim a Torcida Mancha Verde foi judicialmente extinta em 1995, porém seus integrantes não a dissolveram de fato, transformando-a numa escola de samba, ainda no mesmo ano. Em 1997, tais integrantes resolveram restaurar a torcida organizada, porém, para que possíveis futuros problemas referentes à torcida não pudessem atrapalhar a trajetória da escola de samba, resolveram criar uma nova entidade, com sede, estatuto e diretorias próprias. Assim, em 1997 foi criada a Mancha Alvi-Verde, contando com a base dos mesmos integrantes da antiga Mancha.

Atualmente, a Mancha conta com mais de 38 mil sócios e diversas sub-sedes espalhadas pelo país e pelo mundo(Até no Japão ha sede da Mancha Alvi-Verde).

– Mario Milesi
– Dorival
– Atibaia
– Peruche
– Ricardo
– Alex
– Aquiles
– Mario Carapello
– Kokay
– Antonio Carlos
– Valmir

SÃO CONSIDERADOS TAMBÉM FUNDADORES E MERECEM SER CITADOS, EMBORA NÃO OFICIALMENTE CONSTEM NA ATA DE FUNDAÇÃO
– Marinho
– Flávio
– Beto
– Nivaldo
– Ari
– Marcelinho
– Dario
– Gaúcha
– Tarso
– Bobeira
– Nandão

Nosso eterno respeito também para aqueles que mesmo não tendo sido itados, ajudaram e estão ajudando a construir a Mancha Verde.

TODOS OS PRESIDENTES
– Dorival Menezes (83/84)
– Nelson Ferraz da Silva Barros (Atibaia) (85/86)
– Cléo Sóstenes Dantas Silva (87/88)
– Moacir Bianchi (89/90)
– Ricardo Raphael Rodrigues (91/92)
– Paulo Rogério de Aquino (93 em diante)

O Reinício de uma História de Glórias!

Todos nós, Manchistas ou não, sabemos da História da MANCHA, do porque existimos, de quando a Torcida do Palmeiras não tinha representatividade e que jovens guerreiros deram início a uma era de conquistas nas arquibancadas Brasileiras.
Pessoas que por amor e dedicação ao Palmeiras se uniram para que tívessemos respeito.

Muitos deles hoje ainda, mesmo que indiretamente, estão presentes conosco…e muito nos orgulhamos de dar continuidade a esse feito único, de sermos a melhor, mais unida e mais forte Torcida Organizada do Brasil.

Já na final do ano de 1997, uma caravana histórica contra o Vasco na final do brasileiro, com 90 ônibus mostrou que a fase de dificuldades já tinha sido superada.
E daí pra frente,,,voltamos a ser quem sempre fomos…e até hoje, damos provas de nossa competência exclusiva de como se faz Torcida no Brasil.

E nesse novo conceito em Torcidas, nosso projetos sociais, campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do tufão em Santa Catarina, as campanhas do agasalho, arrecadação de brinquedos para crianças carentes,a campanha de doação de sangue em nossa sede, em parceria com grandes hemocentros, e no final de 2009, uma campanha com a Galoucura e Força Jovem do Vasco, “unidos pelo sangue” onde teremos uma “competição”..uma parceria para ver quem arrecada mais na doação de sangue.

Aliadas:

Força Jovem do Vasco (FJV)

Torcida Organizada Galoucura (TOG)

Tradição Uniformizada Terror Bicolor (TUTB)

Mancha Azul (TMA)

Super Raça Gremista (SRG)

Torcida Jovem do Grêmio (TJG)

Torcida Jovem do Botafogo (TJB)

Torcida Organizada Bamor (TOB)

Torcida Organizada Inferno Coral (TOIC)

Torcida Organizada Cearamor (TOC)

Torcida Mancha Azul-CSA (TMA)

Torcida Trovão Azul (TTA)

Gang Alvinegra (GA)

Academicos Da Savóia (TAS)

Mancha Verde Juventude (MVJ)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: